Negociador-chefe do Irã afirma que Estreito de Ormuz será administrado por Teerã

Ghalibaf havia participado no mesmo dia, na Suíça, de uma primeira rodada de conversas com representantes americanos sobre o acordo firmado entre as duas partes que busca encerrar de forma permanente as hostilidades no Oriente Médio.

“Do meu ponto de vista, essa viagem resultou em grandes conquistas, especialmente no que diz respeito às discussões sobre o Estreito, às relacionadas com o Líbano, à questão das isenções petrolíferas e ao tema do desbloqueio de ativos congelados, que é um dos avanços que estamos obtendo”, explicou também em um vídeo publicado no Telegram.

“Claro que acreditamos que estamos apenas no início desse trabalho e precisamos continuar com nossos esforços”, avaliou.

Ele denunciou que Israel tem se mostrado “ferozmente contrário a esse processo de negociação, que vê como uma ameaça à sua própria existência e tenta sabotar”.

Teerã exige que o Líbano seja incluído no pacto para pôr fim ao conflito, enquanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou recentemente que seu exército não se retiraria do sul desse país, onde ataca o grupo pró-Irã Hezbollah.

bur/tmt/ms/arm/nn/ic

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *