A postura de Elon Musk como aliado de Donald Trump tem “assustado” os compradores da Tesla na Europa, onde houve chamados para boicotar a marca, embora seja difícil avaliar até que ponto isso pode preocupar os potenciais clientes.
Na Alemanha e na França, as vendas deste carro elétrico caíram pela metade em janeiro comparado com o mesmo mês de 2024.
Os proprietários da Tesla também estão irritados.
Em Frankfurt, Alemanha, Enrico Parano, um executivo bancário de 60 anos, admite que “embora o carro seja muito bom”, agora “pensaria muito antes de comprá-lo por causa do comportamento de Musk”, e está pensando em vender suas ações da Tesla.
“É assustador dar dinheiro a esse tipo”, comenta Adriaan, um jovem médico francês que comprou um Tesla de segunda mão e teme que, se a eletrificação do transporte parar, o mundo caminhará para “uma catástrofe [climática] pior do que a chegada ao poder de outro louco” como Trump.
BOICOTE
Musk já costumava estar no centro das atenções da mídia, mas dividiu a opinião desde sua aproximação com Trump, seus ataques às políticas de diversidade e seu apoio à extrema direita europeia.
As críticas foram especialmente ferozes na Alemanha desde que o magnata declarou seu apoio ao partido de extrema direita AfD.
Assim como nos Estados Unidos, adesivos com a frase “Comprei isso antes de Elon enlouquecer” apareceram na parte traseira dos Teslas.
No final de janeiro, ativistas projetaram o gesto polêmico de Musk, que alguns interpretaram como uma saudação nazista, sobre a fábrica da Tesla em Berlim.
“Ninguém quer ser associado ao comportamento de Musk”, explica à AFP Ferdinand Dudenhöffer, especialista do setor automotivo na Alemanha. A marca e seu dono são “quase inseparáveis”, indicou.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Segundo outro especialista alemão, Matthias Schmidt, “a Alemanha continua muito sensível à sua história e esse discurso político de Musk é potencialmente tóxico, dado que os consumidores da Tesla estão em parte motivados por preocupações ecológicas”.
Na Holanda, uma concessionária da Tesla foi vandalizada no início de fevereiro com pichações de suásticas, informou o Dutch News.
Na Polônia, o apoio de Musk ao AfD e seus comentários sobre a história alemã (“as crianças não devem ser culpadas pelos pecados de seus… avós”) levaram o ministro do Turismo, Slawomir Nitras, a dizer que é “necessário responder firmemente [ao bilionário], por exemplo, com um boicote”.
CONCORRÊNCIA CRESCENTE
Mas se houvesse um boicote, seria difícil medir seu impacto porque a Tesla já enfrenta vários obstáculos na Europa.
A marca pioneira nos carros elétricos enfrenta uma avalanche de modelos concorrentes em um mercado em desaceleração.
Além disso, a gama da Tesla envelheceu, embora possa se beneficiar nos próximos meses com a renovação de seu SUV estrela, o Model Y, segundo Schmidt.
O fabricante, contatado pela AFP, recusou-se a comentar a situação.
A nível mundial, no entanto, as vendas da Tesla se mantiveram estáveis em 2024 e as ações da empresa subiram desde a eleição de Trump.
“A Tesla é atualmente as duas faces de uma mesma moeda”, apontou Ieva Englund, do instituto sueco Novus, que no final de janeiro realizou uma pesquisa online.
“Metade da população [sueca] é positiva ou neutra [em relação à marca] e admira a inovação e o trabalho ambiental da Tesla”, afirmou em um comunicado.
Mas o impasse na situação dos funcionários suecos da Tesla, que estão em greve, e o comportamento de Musk, estão “irritando os outros”, acrescentou.
No entanto, esta especialista da Novus ressaltou que os homens de 35 a 49 anos, que podem ser considerados o principal grupo-alvo da Tesla, “permanecem relativamente positivos” com a marca.
noticia por : UOL