Em seu giro pelo Oriente Médio, o presidente americano Donald Trump se reuniu com o presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, em Riade, após anunciar a suspensão das sanções contra Damasco, que o republicano saudou como uma virada decisiva. Donald Trump pediu ao líder sírio, nesta quarta-feira (14), que expulse os “terroristas” palestinos na Síria, após uma reunião de 30 minutos entre os dois, na presença do príncipe herdeiro saudita, Mohamed Bin Salman e do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que participou da conversa virtualmente.
Trump se tornou o primeiro presidente dos EUA em 25 anos a se encontrar com um líder sírio. “Isso lhes dá uma chance de prosperar As sanções foram realmente severas”, repetiu o líder dos EUA na quarta-feira em uma nova reunião em Riade, desta vez com os líderes e representantes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que inclui a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, o Catar, o Kuwait e Omã.
A suspensão das sanções, anunciada por Trump na terça-feira (13), permitirá que a Síria receba financiamento para a retomada da economia e projetos de reconstrução. O país está sob sanções internacionais desde 1979, que foram intensificadas depois que o regime de Bashar al-Assad reprimiu os protestos pró-democracia, em 2011. A decisão atendeu aos pedidos feitos especialmente pela Arábia Saudita e pela Turquia.
noticia por : UOL