Morre Robert Benton, que venceu o Oscar por 'Kramer vs. Kramer', aos 92 anos

Robert Benton, cineasta vencedor do Oscar por “Kramer vs. Kramer“, de 1979, e “Um Lugar no Coração”, de 1984, morreu neste domingo (11) aos 92 anos, em Nova York. A informação foi confirmada nesta terça (13) pela sua assistente.

Entre seus maiores sucessos como roteirista estão “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas” (1967) e “Superman – O Filme” (1978), com Christopher Reeve.

Benton também dirigiu filmes como “Maus Companheiros” (1995), sobre a Guerra de Secessão americana, “Crepúsculo” (1998), suspense neo noir, “Revelações” (2003), com Anthony Hopkins e Nicole Kidman e “Banquete do Amor” (2007), com Morgan Freeman, seu último longa.

O cineasta despontou em Hollywood após “Bonnie e Clyde”, baseado na história do casal homônimo que ficou famoso por roubar bancos nos anos 1930. O filme foi um sucesso instantâneo e foi indicado a dez categorias no Oscar, incluindo melhor filme e melhor roteiro original.

Seu primeiro prêmio da Academia veio por “Kramer vs. Kramer”, o filme que mais faturou em 1979. O longa, com Dustin Hoffman e Meryl Streep, foi indicado a nove Oscars e venceu cinco –melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Hoffman), melhor atriz coadjuvante (Streep) e melhor roteiro adaptado.

“Um Lugar no Coração”, de 1984, também foi um sucesso de crítica. O longa foi filmado em Waxahachie, Texas, cidade onde Benton cresceu, e rendeu ao cineasta o Oscar de melhor roteiro original e, à atriz Sally Field, o de melhor atriz.

Benton foi influenciado pela nouvelle vague, a “nova onda” do cinema francês, e tinha o cineasta François Truffaut como uma de suas maiores referências. Ele via filmes como uma extensão da pintura, meio no qual ele despontou em Nova York.

Ele também escreveu para o teatro, notadamente a peça erótica “Oh! Calcutta”, exibida na Broadway entre 1969 e 1972.

Nascido em 1932 em Dallas, no Texas, Robert Douglass Benton se formou em arte na Universidade do Texas em Austin. Em 1953, ele se mudou para Nova York para estudar arte.

Sua esposa de 60 anos, Sallie Benton, morreu em 2023. Robert Benton deixa para trás um filho, John.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *