Moradores ressaltam ações da prefeitura para recomeço no bairro São Mateus

Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas aceleram os serviços de limpeza no Córrego do Gambá, no bairro São Mateus com o objetivo de melhorar a vasão das águas nesse período de chuvas intensas. A medida tranquiliza os moradores que já vivenciaram o dilema da inundação ocorrida no domingo (12), onde muitas famílias perderam praticamente tudo.

O túnel liner que estava bloqueado no Córrego do Gambá, na Avenida Beira Rio também já foi liberado para passagem da água e a ação continua para confecção da estrutura do muro de arrimo.

Muita terra já foi retirada na extensão do Córrego. O serviço envolve também a limpeza na lateral dos barrancos e está sendo realizado com maquinários apropriados, sendo escavadeira hidráulica diretamente dentro do córrego. Para descer e subir o barranco, uma pá carregadeira prepara o calçamento com pedras para maior segurança da ação.

Os secretários adjuntos da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Ricardo Menacho (de Planejamento e Projetos) e Milena Borges, (de infraestrutura) vistoriaram o andamento dos serviços.

“Se a Prefeitura de Cuiabá continuar assim, o resultado vai longe, e de encontro com o que a população espera da gestão”, disse Jacildo Pedroso da Silva, morador do Jardim Brasil, que trabalha no bairro São Mateus.

Muitas famílias foram afetadas e perderam tudo, inclusive a documentação pessoal, como é o caso de Odinil Corsino da Silva, 49 anos. “A água levou tudo, era gente correndo para se livrar da água. Toda a ajuda que vier será bem-vinda, queremos recuperar logo e tocar a vida”, relatou.

Rosinei Nunes, há 28 anos no local, mora com o marido e uma neta, também tenta recomeçar. Onde residem funcionava uma tapeçaria. “Foi tão rápido, o material dos estofados, os alimentos do armário foram tudo, não presta nada. Vamos ter que recomeçar”, disse ela.

Segundo o presidente do bairro, Joeder da Silva Barbalho, conhecido como Lobão, depois de domingo, qualquer chuvak já assusta. “Mudou a rotina do bairro, e a cena que vem na memória é de um emaranhado de água descendo e inundando tudo. Graças as ações emergenciais da Prefeitura de Cuiabá, temos um pouco mais de otimismo, mas a situação foi feia”, explicou.

AÇÕES

O bairro São Mateus possui aproximadamente 20 ruas, sendo que 11 foram duramente afetadas. Para amenizar a situação, a Secretaria de Assistência Social realiza desde as primeiras horas de segunda-feira (14) o levantamento socioeconômico das famílias. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos (Limpurb) também está mobilizada para o recolhimento dos móveis, utensílios e demais pertences que não servem mais para uso e foram dispensadas na frente das residências.

Vale ressaltar que o prefeito Abilio Brunini enviou para a aprovação na Câmara Municipal de Cuiabá o projeto que prevê um auxílio emergencial no valor de R$ 1 mil para ajudar as vítimas das chuvas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *