Mega incêndio atinge Los Angeles e deixa mais de 30 mil desabrigados

Um mega incêndio que atinge a cidade de Los Angeles, na Califórnia, desde a tarde desta terça-feira (7) já fez mais de 30 mil pessoas deixarem suas casas.

Segundo a agência de notícias AFP, as chamas começaram em uma área do subúrbio da cidade e se alastraram rapidamente, devido aos fortes ventos que atingem a região. Há temores de que a situação piore nas próximas horas, uma vez que a previsão do tempo estima rajadas de vento de até 160 km/h.

Milhares de pessoas foram obrigadas a evacuarem às pressas suas casas. Entre elas estão grandes nomes do cinema como Tom Hanks e Adam Sandler.

Uma sessão de “Ainda Estou aqui” para votantes do Oscar teve que ser cancelada durante à noite em função dos incêndios.

O evento teria a participação da atriz Fernanda Torres e do diretor Walter Salles em uma conversa com o cineasta mexicano Guillermo Del Toro, de “A Forma da Água”.

Outras reuniões similares e eventos correlatos ao Oscar também foram cancelados.

Segundo a AFP, uma tempestade de vento teria contribuído para a propagação do fogo. Incêndios são comuns nesta área durante esta época do ano, porém não na proporção do atual registro.

O incêndio, que se iniciou ainda na noite desta terça-feira (7), destruiu mais de 500 hectares de Pacific Palisades, uma luxuosa comunidade no sopé das montanhas de Santa Monica.

“O fogo é alimentado por uma combinação de ventos fortes e topografia, que desafia nosso povo de forma extrema”, diz Kristin Crowley, chefe do corpo de bombeiros de Los Angeles.

Mais de 10 mil casas estão na área atingida. Ao menos 250 bombeiros combatem o incêndio.

Uma importante estrada que liga o subúrbio a Los Angeles foi datada e várias ruas de Pacific Palisades bloqueadas. Moradores abandonaram seus carros e fugiram, inclusive com crianças.

As autoridades vão utilizar uma escavadeira para retirar os veículos e dar passagem aos bombeiros.

“O Serviço Meteorológico Nacional prevê que os ventos aumentarão. Eles atingirão o pior horário entre 5h e 10h da manhã”, diz Anthony Marrone, do corpo de bombeiros de Los Angeles.

Condição climática extrema

O incêndio começou em um ambiente de baixa umidade e logo que os fortes ventos de Santa Ana, característicos da temporada na Califórnia, avançaram fortemente sobre Los Angeles.

A região “vivencia condições climáticas extremas, com alerta vermelho no momento do incêndio”, dizem autoridades.

Os especialistas sustentam que esta poderá ser a pior tempestade de vento numa década, e as autoridades alertam que o pior ainda está por vir.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional, são esperadas rajadas de vento de 160 km/h. “Os incêndios nestas condições podem ser catastróficos”, alerta o meteorologista Daniel Swain. “Será uma noite difícil.”

Há dezenas de pessoas deixando as localidades a pé, com poucos pertences e animais de estimação.


“A fumaça diminuiu quando eu estava em casa e o fogo estava muito próximo”, disse à AFP Andrew Hires, professor da Universidade do Sul da Califórnia, que deixou sua casa junto com sua família.”Colocamos uma pilha de documentos e roupas em algumas caixas, algumas fotos e fomos”, complementa.

Kelsey Trainor, moradora que conversou com a emissora KTLA, narrou os momentos angustiantes que viveu ao tentar sair do local.

“Quando chegamos à colina, tudo estava bloqueado. Não havia como ir e as pessoas estavam abandonando seus carros”, disse.

“Ninguém sabia o que fazer, todo mundo estava agitado, havia crianças por toda parte.”

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi ao Pacific Palisades para uma viagem de confirmação da situação e informou que o governo federal enviará recursos para reforçar o trabalho contra as chamas.

“Vi o impacto destes ventos turbulentos e das brasas, bem como o número de estruturas destruídas”, disse Newsom numa entrevista coletiva.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, uniu forças com as redes sociais para pedir aos moradores que obedecessem às instruções de evacuação.

O presidente Joe Biden esteve na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais, mas o evento foi cancelado devido ao vento, assim como a estreia em Los Angeles do filme “Imparável”, protagonizado por Jennifer Lopez.

Os incêndios florestais são frequentes no oeste dos Estados Unidos e desempenham um papel importante no ciclo da natureza, mas os cientistas alertam que as alterações climáticas estão alterando os padrões e criando climas extremos, com secas mais longas e intensas e incêndios mais vorazes e rápidos.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *