Mato Grosso tem 19 cidades em situação de emergência

VANESSA MORENO

DO REPORTÉR MT

Após os temporais registrados nos últimos dias em grande parte de Mato Grosso, 19 cidades, incluindo a capital, já decretaram situação de emergência. O grande volume de água causou alagamentos, destruições e deixou pessoas desabrigadas.

As cidades que publicaram o decreto de situação de emergência são: Cuiabá, Rondolândia, Luciara, Glória D’Oeste, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Confresa, Novo São Joaquim, Água Boa, Chapada dos Guimarães, Arenápolis, Rio Branco, Itaúba, Nova Brasilândia, Vila Rica, Salto do Céu, Nova Nazaré e Alto Paraguai. Todas são monitoradas por uma sala temporária instalada na última sexta-feira (17), que reúne profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Energisa e das secretarias de Meio Ambiente, Assistencial Social e Infraestrutura.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais – Paranatinga decreta estado de calamidade; outros 9 municípios já declararam

Além das cidades que decretaram situação de emergência, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Barra do Bugres também estão sendo monitoradas. Dentre os atendimentos realizados pelo grupo de monitoramento estão ações de levantamento de danos e necessidades dos municípios e entrega de alimentos, kits de limpeza e higiene, colchões, kits de dormitório, caixas d’água e roupas.

Quanto aos decretos de situação de emergência, eles são válidos por 180 dias, podendo ser prorrogado mediante relatório da Defesa Civil, e autorizam a mobilização de órgãos municipais e voluntários para resposta aos desastres, a solicitação de recursos, a contratação sem necessidade de licitação, entre outras medidas. 

Leia mais – Governo de MT institui Sala de Situação para atendimento aos municípios afetados pelas chuvas

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros 15 dias de janeiro, a média de chuvas registradas no Estado foi de 171,4 milímetros. Isso equivale a 80% da média de chuvas de todo o mês de janeiro do ano passado, que foi de 215 mm.

A previsão é que a chuva continue pelos próximos dias.

FONTE : ReporterMT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *