Declarações públicas do papa Leão 14 não citam nem Lula nem Bolsonaro; posts foram criados com IA

É falso que o papa Leão 14 tenha feito comentários sobre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) durante algum dos discursos feito depois que foi eleito pontífice, em 8 de maio. Não há registros na imprensa nacional ou internacional desses elogios.

Um dos posts verificados pelo Comprova afirma que, durante uma cerimônia “diante de milhares de fieis”, o papa teria dito que Lula é o melhor presidente do mundo e que o pontífice estaria preparando uma homenagem ao brasileiro. Outra publicação mentirosa afirma que Leão 14 teria feito uma oração na sua primeira missa na Praça de São Pedro e citado Bolsonaro como um dos líderes que apoiam a Igreja Católica.

Os dois perfis do TikTok que divulgaram os conteúdos falsos usam inteligência artificial para narrá-los.

Imagens exibidas nas publicações também são feitas por IA, como a que supostamente mostra Bolsonaro ajoelhado e chorando em um banco de igreja. O ex-presidente aparece sem o lábio superior e com a pele com aspecto de cera, características comuns em imagens geradas artificialmente.

Por que investigamos?

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por UOL e O Popular e publicada em 16 de maio de 2025 pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, Estadão, Correio Braziliense e AFP:

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *