A pesquisa Datafolha divulgada na quinta (10) mostra o potencial do voto “Lulísio” em 2026 –caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tentem se reeleger para seus cargos. É grande a intersecção entre os eleitorados de ambos, o que joga a favor de uma conciliação.
Entre os que consideram o governo petista ótimo ou bom, 38% têm a mesma opinião sobre a gestão Tarcísio. É praticamente o mesmo percentual de ótimo/bom que o governador obtém no total do eleitorado (41%).
Da mesma forma, 49% dos que consideram a administração Lula ótima ou boa aprovam a gestão do paulista. Além disso, entre os que são definidos como petistas, são 53% os que aprovam Tarcísio.
Os dados dão fôlego à política de boa vizinhança do paulista com Lula, marcada por gentilezas em público e ausência de ataques mais duros, ao contrário do que fazem outros governadores de direita.
Isso se manifestou, por exemplo, no evento ocorrido em fevereiro para lançamento do edital do túnel ligando Santos e Guarujá, quando ambos trocaram sorrisos.
Embora critique aspectos do governo Lula, Tarcísio costuma pegar mais leve com o petista e diz que não quer se envolver em polêmicas desnecessárias. Muitas vezes, acaba sendo criticado por bolsonaristas por causa dessa atitude.
O cenário deve mudar, claro, se Tarcísio mudar a rota traçada e disputar a Presidência.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL