Neste domingo (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Jardim Alegre promoveu a 1ª Corrida de Rua – Juntos pela Infância. A prova reuniu mais de 140 atletas da cidade e da região, em um percurso de 5 km.
O evento marcou o início da semana de mobilização organizada pela Secretaria de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Esportes. O objetivo é chamar a atenção da população para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
– LEIA MAIS: Mulher denuncia ameaças do companheiro em Lunardelli
Segundo a secretária de Assistência Social, Sonia Santana, a corrida foi pensada como um alerta coletivo. “Queremos que a comunidade abrace a causa e denuncie os abusos”, afirmou.
Ela lembrou que, no Brasil, três crianças são violentadas sexualmente por hora. Mais da metade das vítimas tem até cinco anos. “Isso precisa acabar. A denúncia é o primeiro passo. Precisamos proteger nossas crianças”, completou.
Atletas de cidades vizinhas também participaram, como Lidianópolis, Lunardelli, São João do Ivaí, Ivaiporã e São Pedro do Ivaí. Além da conscientização, a corrida buscou valorizar o esporte como ferramenta de mobilização social.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Outras ações seguem durante a semana. Na terça-feira, o ginásio de esportes receberá a apresentação do Circo Sem Lona, com cerca de 500 alunos da rede municipal.
Na quarta-feira, será lançado o novo protocolo de atendimento à infância e adolescência. Já na quinta-feira, haverá uma palestra sobre prevenção do abuso contra crianças e adolescentes. Esses dois eventos acontecem no Centro dos Idosos.
“É um trabalho conjunto que envolve toda a comunidade”, disse Sonia. “Temos que agir com firmeza. A infância precisa ser respeitada”, completou Sonia.
Siga o TNOnline no Google News
noticia por : UOL