Cineastas 'anti-woke' que apoiaram Nunes organizam manifesto e criticam novo secretário da Cultura

O grupo Artistas Livres, liderado pelos cineastas Josias Teófilo e Newton Cannito, se reunirá em um jantar na quarta-feira (15) para lançar um manifesto contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) meses após apoiá-lo para a reeleição.

Eles afirmam estar insatisfeitos com os rumos da política cultural do segundo mandato do emedebista e criticam a escolha de Totó Parente como novo secretário de Cultura. O grupo afirma ser contra o que chamam de “identitarismo” na cultura e tem entre seus integrantes o historiador José Roberto Walker, o produtor Ricardo Rihan e o ator Felipe Folgosi.

À coluna Teófilo diz que o novo chefe da pasta “não é da área e não conhece São Paulo“. Totó é ligado ao MDB do Rio de Janeiro, foi vereador e candidato a prefeito em Cuiabá, presidente da Embratur e assessor de campanha do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

O movimento também critica Nunes por não ter feito mudanças no comando do Theatro Municipal e da Spcine, empresa de fomento ao audiovisual vinculada à prefeitura. O grupo pretende gravar vídeos para publicar nas redes sociais e discutir ações.

Às vésperas do segundo turno das eleições municipais no ano passado, Teófilo organizou jantar em apoio a Nunes.

O encontro reuniu nomes como a secretária estadual da Cultura, Marilia Marton, os vereadores recém-eleitos Adrilles Jorge (União Brasil) e Amanda Vettorazzo (União Brasil) e o ex-secretário municipal de Relações Internacionais Aldo Rebelo.

Na ocasião, os presentes chamaram ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de psicopatas e afirmaram que a democracia não existe hoje no país.

Teófilo tem entre seus trabalhos mais conhecidos o documentário “O Jardim das Aflições”, sobre o filósofo Olavo de Carvalho, morto em 2022. Já Cannito foi secretário do Audiovisual do Ministério de Cultura em 2010 e mais recentemente participou da cinebiografia do apresentador Silvio Santos.

PLATEIA

O diretor Miguel Thiré e o ator Mateus Solano receberam convidados na estreia do monólogo “O Figurante”, na semana passada, no Teatro Renaissance, em São Paulo. As atrizes Ana Lucia Torre, Zezé Polessa e Leona Cavalli prestigiaram o evento. A artista Alessandra Maestrini e a diretora e dramaturga Denise Stoklos, e as atrizes Giovanna Grigio e Miá Mello também compareceram.

com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *