O aumento do número de deputados também tem a simpatia de parlamentares do Rio e de parte dos estados do Nordeste. Mas a impopularidade da medida fez surgirem vozes contrárias. O medo é o eleitor ficar tão indignado que complique planos de reeleição.
A possibilidade de criação de vagas é consequência de uma ação na Justiça. A Constituição determina que o número de deputados é proporcional à população – mínimo de 8 e máximo de 70 parlamentares por estado.
A Câmara tem 513 deputados. A distribuição destas vagas foi feita em 1993 e a atualização periódica prevista em lei nunca ocorreu.
O Pará entrou no STF pedindo atualização. O processo começou em 2017 e foi concluído ano passado com ganho de causa para o governo paraense. O estado tem direito a quatro novos deputados —passará de 17 para 21 parlamentares.
No total, sete estados ganham deputados: Amazonas (2), Ceará (1), Goiás (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso (1), Pará (4) e Santa Catarina (4).
Há outros sete estados que perdem deputados: Alagoas (1), Bahia (2), Paraíba (2), Pernambuco (1), Piauí (2), Rio de Janeiro (4) e Rio Grande do Sul (2).
noticia por : UOL