Como o fim de um terminal rodoviário deu início à 'cracolândia' em SP

Região da cracolândia, em São Paulo
Região da cracolândia, em São Paulo Imagem: AFP

Primeira apreensão de crack na cidade aconteceu em 1990. Um rapaz em São Matheus foi preso com 220 gramas da droga. Por ser barata e ter um preço baixo, rapidamente ela se popularizou na região central, que já recebia usuários de entorpecentes. Até então, a cola de sapateiro era a mais utilizada.

A forma como o crack afeta o corpo pode ser um dos motivos pela aglomeração das pessoas. Seu efeito é rápido, mas também passa rápido. O que faz com que os usuários queiram sempre estar perto dos traficantes.

Cracolândia em 1996
Cracolândia em 1996 Imagem: Julia Vilela/FolhaPress

O termo ‘cracolândia’ foi usado pela primeira vez em 1995. Foi uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” que descreveu a região da Santa Ifigênia desta maneira. “As ruas do bairro da Santa Ifigênia conhecidas como Cracolândia continuam sendo percorridas pelos policiais. Os antigos casarões vêm sendo usados por traficantes para preparar pedras de crack”, dizia um trecho da reportagem sobre a prisão de traficantes após a inauguração da Delegacia de Repressão ao Crack em São Paulo.

O baixo movimento de pessoas desvalorizou a região e atraiu quem não tem para onde ir. A prefeitura, com o passar dos anos, tentou outras ações para atrair a classe média para o centro, como a inauguração do Museu da Língua Portuguesa e da Sala São Paulo, mas foi sem sucesso.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *