Embalados pelo hit "Descer para BC", turistas vão para Réveillon de Balneário Camboriú na espera de agito

Morador de Blumenau (SC), o técnico em mecatrônica Felipe Schlichting, 22, “desceu” para Balneário Camboriú para as festas de Réveillon. A escolha do destino foi por causa da música hit do verão “Descer pra BC”.

A música dos paranaenses Brenno e Matheus, que cantaram no show da virada da Avenida Paulista, contagiou os turistas que decidiram passar a virada de ano no litoral catarinense.

“A música teve influência, pois achamos que a cidade estaria cheia. A ideia inicial era ir para Barra Velha [cidade da região], mas não estaria tão cheia. Viemos para ‘BC’ curtir o espetáculo. Queremos a muvuca”, brinca.

Balneário Camboriú, segunda menor cidade de Santa Catarina em tamanho territorial, foi a escolhida por cerca de 1 milhão de pessoas para passar a virada de ano, segundo estimativas da prefeitura.

Porém, apesar da música ter feito sucesso nas redes, muitos dos turistas já haviam se planejado anteriormente para a viagem de Réveillon.

Este foi o caso da empresária Claudilene Soares, 41, moradora de Fortaleza. Pela primeira vez, ela decidiu passar a virada de ano no município catarinense.

Claudilene está hospedada na casa da sobrinha em Itajaí, município vizinho. A motivação para conhecer a cidade foi devido ao Réveillon do ano passado, em que houve repercussão nacional por causa do maior show de drones da América Latina.

“Planejamos a viagem em setembro, devido ao Réveillon do ano anterior. Minha sobrinha mora em Itajaí, então decidimos passar o ano novo aqui [em Balneário Camboriú]”, relata.

O show pirotécnico deste ano deve durar 15 minutos e teve custo de R$ 4 milhões ao município. Ao todo, serão oito toneladas de fogos, divididas em oito balsas espalhadas pela praia Central, que desde 2021 está preparada para receber mais turistas após o alargamento da faixa de areia.

A visita a Balneário Camboriú não se restringiu aos brasileiros. A argentina Angela Oliva, 65, decidiu passar pela primeira vez o Ano-Novo no litoral catarinense.

“Nós estamos em Meia Praia [bairro de Itapema, cidade vizinha]. Nos chamou atenção os fogos de artifício do ano anterior. Muito bonito e organizado”, comenta.

O Paraná também está presente na virada. Essa é a sexta vez que a pedagoga Clenilda Fátima da Silva, 58, de Cambará, no norte do PR, escolhe Balneário Camboriú como destino. “Amo essa cidade. Ano passado estive aqui e foi lindo. Espero que esse ano supere”.

Juan de Moraes Vieira, 24, empresário do agronegócio, é morador de Campo Mourão (PR) e passa a virada em Balneário Camboriú pela oitava vez. “Passo sempre aqui. É gostoso. Tem gente do Brasil inteiro que só vemos em Balneário”.

Para ele, a música “Descer pra BC” influenciou turistas a conhecer a cidade. “Teve até pessoas que nunca vieram para cá e mandaram mensagem falando que viriam por causa da música”.

Apesar do espaço na praia, as ruas do município, geralmente corredores pequenos para apenas um ou dois carros, tendem a ficar fechadas entre a noite de 31 de dezembro e a manhã de 1º de janeiro.

Na virada do ano de 2023 para 2024, muitos motoristas não saíram da cidade até o dia seguinte, enfrentando horas de congestionamento dentro do pequeno município litorâneo.

Para evitar problemas relacionados ao trânsito, o gestor de TI Edward Carbonera, 30, morador de Lages (SC), decidiu ficar do dia 30 de dezembro até o dia 2 de janeiro na cidade.

“Não tivemos problemas com trânsito, pois, a partir do momento em que chegamos, o carro ficou parado. O que teve foi um pouco de fila em estabelecimentos, apenas”.

Para que a virada do ano de 2024 para 2025 seja diferente, a prefeitura implementou algumas estratégias voltadas ao trânsito, incluindo uma parceria com a plataforma Waze For Cities, fazendo com que os usuários tenham rotas alternativas.

A expectativa da prefeitura é expandir a quantidade de turistas na temporada de verão, até março, em mais de 15% em relação ao ano anterior.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *