Nova Zelândia: montanha é reconhecida como pessoa e terá 'cara e voz'

O Projeto de Reparação Coletiva Taranaki Maunga (termo em Maori para “montanha”) levou nove anos para ser aprovado. Segundo o jornal local New Zealand Herald (NZH), centenas de descendentes dos povos de Taranaki reuniram-se no Parlamento para “testemunhar sua maunga ganhar personalidade jurídica”.

A lei aprovada confere a Taranaki Maunga todos os direitos, poderes, deveres e responsabilidades de uma pessoa. O projeto incorpora “todos os seus elementos físicos e metafísicos” da montanha. Um grupo formado por quatro membros dos povos Maori e quatro membros nomeados pelo Ministro da Conservação será “a cara e a voz” da montanha.

Na prática, os direitos legais da montanha são voltados para defender a saúde e o bem-estar da Taranaki Maunga. Conforme reportagem da rede norte-americana CNN, os direitos concedidos à montanha serão empregados para impedir eventuais vendas forçadas, restaurar os usos tradicionais do local e permitir trabalhos de conservação para proteger a vida selvagem nativa.

Conforme o NZH, o reconhecimento perante a justiça é uma vitória ao povo indígena. Agora, a montanha é como “um ser indivisível e vivo”, relata o portal. O projeto inclui o pico e as terras circundantes: o parque nacional no qual a montanha está localizada será renomeado para Te Papa-Kura-o-Taranaki. A gestão operacional do local continuará sendo realizada pelo Departamento de Conservação.

A importância histórica da Taranaki Maunga

A montanha tem um forte papel na vivência dos povos indígenas da Nova Zelândia. Durante discurso no Parlamento sobre o processo, o Ministro das Negociações do Tratado, Paul Goldsmith, afirmou que a Taranaki Maunga tem sido um “ancestral honrado, uma fonte de sustento físico, cultural e espiritual e um local de descanso final” aos habitantes locais. Ao longo dos séculos a região foi disputada entre os povos e a Coroa britânica.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *